28 de maio de 2011

1, 2, 3, 4, 5... contentores recheados de esperança






Ontem a história repetiu-se e mais uma vez teve um final feliz!
Desde que me envolvi no projecto de ajuda humanitária às crianças da Guiné-Bissau em 2008, este já é o 5º contentor que é enviado, aberto e entregue em mãos no orfanato Casa Emanuel e depois distribuído pelas regiões, tabancas e associações mais carenciadas do país.
Para quem contribui, este é um facto muito importante pois garante a todos que nada se perde pelo caminho ou é extraviado...
Quisemos desde o primeiro dia que tudo fosse muito claro e transparente nas nossas acções e que os contentores fossem abertos por nós para que tudo ficasse registado em imagens.
Tive a felicidade e o privilégio de poder ajudar a descarregar os dois primeiros contentores em 2009 e de ver a felicidade no rosto de centenas de crianças.
Para já, ainda consigo contar o nº de contentores com os dedos de uma mão mas gostava de vir a perder essa conta pois a realidade é que a Guiné-Bissau continua a liderar o ranking dos países mais pobres do  Mundo e há ainda muito para fazer.

6 de maio de 2011

A força de um sorriso











Nem sempre é fácil sorrir perante as adversidades mas depois da intensa experiência que vivi na Guiné-Bissau vim com a certeza de que um sorriso pode fazer toda a diferença na nossa vida e na dos que nos rodeiam.
Para mim um verdadeiro sorriso é um transmissor de energia que tem um caloroso efeito de cura.
Quem não sorri não desenvolve a capacidade de dar e receber.
Na China antiga era costume ensinar-se que um constante sorriso interior, um sorriso para si mesmo, assegurava saúde, felicidade e longevidade.
Tenho para mim que a sociedade ocidental ainda não conhece o verdadeiro segredo de um sorriso.
Foi com as crianças da Guiné que senti a força que um sorriso pode ter.
Fui lá para ensinar mas foi com elas que aprendi!


2 de maio de 2011

Objectivo: contagiar corações














Separar, reciclar, embalar, organizar, carregar, conferir e arrumar são tudo tarefas conhecidas dos voluntários da ONG Coração Sem Fronteiras.
Fácil, quando a principal motivação é ajudar quem mais precisa.
Uma característica comum a todos nós é o facto de o fazermos de coração pois sabemos e sentimos que cada minuto, hora e dia que gastamos nestas tarefas vai resultar em muitos e grandes sorrisos.
Todos nós já conhecemos esses contagiantes sorrisos, uns porque viveram com as crianças da Guiné-Bissau, outros porque se cruzaram com elas em blogues, fotografias, vídeos, cartas ou até mesmo já os "ouviram" através do telefone.
Uma coisa é certa, ninguém conseguiu ficar indiferente!
O nosso objectivo: contagiar o maior número de corações possível para que se associem a nós e nos ajudem a concretizar todos os projectos de ajuda humanitária que temos planeados.