1 de maio de 2012

Gorongosa, um tesouro em Moçambique







Hoje apaixonei-me por este projecto que é simplesmente maravilhoso.

O Parque Nacional de Gorongosa é um verdadeiro tesouro em Moçambique que proporciona também diversos benefícios ambientais, educacionais, estéticos, recreativos e económicos a toda a humanidade.  

Para além da reabilitação do Parque, que representa uma das grandes oportunidades de conservação no mundo de hoje os responsáveis por este projecto estão também a trabalhar para melhorar a vida das populações nas terras que o circundam, criando emprego no Parque, fundando escolas e postos de saúde e formando agricultores locais em agricultura sustentável.

Africa's Lost Eden é um documentário realizado pela National Geographic e está enquadrado numa acção que visa captar visitantes para o parque, de forma a tornar o projecto sustentável e ajudar as populações que vivem na região.

"Precisamos de 75 mil turistas por ano para custear programas e gestão do parque e criar postos de trabalho para as pessoas que vivem na região", diz Greg Carr, fundador do projecto.

Actualmente, o número de visitantes não ultrapassa os cinco mil por ano. A realização do documentário levou mais de um ano de filmagens. Incidiu sobre o trabalho de restauração do parque e a forma como se cuida e preserva as espécies, muitas delas dizimadas durante a guerra civil.

Greg Carr, o filantropo norte-americano que está a liderar a recuperação do parque, pretende que em 10 anos, as receitas vindas do ecoturismo sejam suficientes para o parque se sustentar a si mesmo.

A reabilitação do Parque Nacional da Gorongosa, que já foi considerada a maior reserva natural de África, representa actualmente um dos maiores desafios de conservação da fauna e flora, em todo o mundo.


1 comentário: