16 de outubro de 2012

Como voltar a Bissau?...

 

 

 Adorava poder voltar à Guiné-Bissau ainda este ano.
Quem sabe para passar o Natal com os muitos amigos que por lá fiz e que por lá deixei há três anos atrás.
Vontade não me falta, mas a verdade é que a viagem de avião Lisboa/Bissau na TAP é um pouco cara.
 
Mas nada é impossível e por isso estou a estudar uma outra alternativa para lá chegar como por exemplo fazer a viagem via Lisboa/Madrid/Dakar/Bissau usando diversos meios de transporte como o avião, o barco e o sept-place.
 
"O sept-place é provavelmente o mais confortável, rápido e seguro meio de transporte público para viajar pela África Ocidental.
 
Na sua essência são carrinhas Peugeot 504 ou 505, fabricadas na Nigéria ou importadas em segunda mão da Europa. São também conhecidas por cinq-cent-quatre, Peugeot Taxi ou brake.
 
Apesar de construídas para transportar o condutor mais sete passageiros (daí 7 place), em alguns países este limite não é observado (por exemplo na Mauritânia e Mali) sendo transportados nove passageiros, mudando também o nome para 9 place. Segundo o Lonely Planet, na Guiné (Conakry) chegam mesmo a ser transportados 12 passageiros.
 
Pelos padrões de segurança rodoviária europeus estes veículos seriam, no mínimo, considerados muito perigosos. Para África, é provavelmente o melhor que há!"
 
Uma aventura um pouco arriscada mas que se por um lado me assusta um pouco, por outro, não me deixa de agradar.