É difícil ser Mulher em África...
Em África a Mulher tem por obrigação ser tudo.
Desde há longos anos que a mulher africana tem sabido enfrentar com amor e coragem uma luta gigantesca provocada por diversos motivos.
Lutou contra a opressão colonial, contra a fome, a miséria, teve que se deslocar de uma terra para a outra à procura de sobrevivência e por causa das muitas guerras civis.
As mulheres africanas têm lutado incansavelmente para conseguir modificar os errados conceitos da sociedade em relação aos seus direitos. Têm demonstrado uma coragem impressionante e apesar das imensas dificuldades que lhes têm sido apresentadas não perderam a alegria e demonstram uma força inquebrantável para conseguir alcançar a igualdade de direitos e uma sociedade mais justa.
Em países como a Guiné-Bissau, as Mulheres trabalham, sofrem, lutam, sobrevivem, choram, amam, riem, cantam, dançam, lavam, vendem, criam... mas a grande maioria não sabe ler nem escrever.
Uma realidade dura, cruel e assustadora, para nós que temos acesso a quase tudo.
As mulheres guineenses ainda sofrem a excisão, a pobreza e a exclusão.
Mas já são muitas as que se recusam a acreditar que a pobreza e os outros atentados aos Direitos Humanos são inevitáveis nas suas vidas e que tentam transmitir esta ideia e pô-la em prática.
Acredito que meninas como as que conheci no Orfanato Casa Emanuel em Bissau, que têm tido a oportunidade de frequentar a escola e de aprender a ler e a escrever, possam se tornar nas mulheres que um dia vão conseguir devolver a dignidade às suas vidas e que deixarão um legado às gerações futuras.
A todas as Mulheres que seguem o meu blogue, desejo um Feliz Dia Internacional da Mulher!!