23 de março de 2011

Livros sem fronteiras






Ao contrário da minha viagem até à Guiné-Bissau que ainda não está garantida, é mais do que certo e seguro que estas toneladas de livros (já são mais de 9000) vão chegar ao seu destino ainda este ano.
Com eles vão ser equipadas algumas bibliotecas de escolas primárias e secundárias de várias regiões da Guiné e 15 oficinas de língua portuguesa.
Uma verdadeira "pérola" para um país que consta da lista dos mais pobres do mundo e que tem uma taxa de analfabetismo gigante.

Guiné sweet Guiné














Quero voltar a pisar aquela terra.
A sentir aquele calor, a dormir naquele quarto, a comer aquelas mangas, a dar aulas naquela sala, e a abraçar aquelas crianças.
Voltava já, hoje.
Quero acreditar que deste ano não passa.

21 de março de 2011

Aniversários especiais

Elieth e Cumba

Hadassa e Talita


Este mês foram muitas as meninas do orfanato que fizeram anos.
Graças a todos os que moram, trabalham e entregam as suas vidas diariamente na Casa Emanuel, elas puderam viver um dia muito especial e comemorar os seus aniversários com uma festa muito animada.
A Cumba e a Elieth fizeram 15 anos, a Talita e a Hadassa 3 anos... impressionante como o tempo voou e eu ainda sinto como se tudo tivesse acontecido ontem.
Mas foram muitos mais os que fizeram e fazem anos este mês: Fifa, Daniel, Elias, Miguel, Dgiro e Manuel.
O que mais desejo e a prenda que lhes gostaria de dar era um futuro com muitas alegrias e sorrisos.
Parabéns a todos os príncipes e princesas do orfanato!

Aventura solidária - parte 2










Coração na Guiné- Expedição 2011.


Este ano a história repete-se.


Joel Fonseca e José Miranda, dois dos voluntários da ONGD Coração Sem Fronteiras, vão atravessar alguns países de África em duas rodas.


O objectivo é entregarem, na Guiné-Bissau e em mão, mais de 5 toneladas de livros, muitos medicamentos e alguma roupa.


Uma aventura que já não é uma estreia mas que não deixa de ser especial e única pois mantém o seu cariz solidário.


A partida desta vez será de Sagres, mais precisamente de Vila do Bispo, local onde o mar começa e a terra acaba e que nos remonta aos Descobrimentos simbolizando os nossos heróis navegadores e aventureiros perdidos.


("...Em 1446 Álvaro Fernandes chegava ao Norte da Guiné-Bissau... Até 1460 as velas portuguesas tinham alcançado o Golfo da Guiné...")

Esta aventura também tem os seus heróis mas o encontro com as gentes da Guiné-Bissau está à partida garantido.

Estão de parabéns todos os voluntários que se têm associado a esta causa e que generosamente a vivem de alma e coração.



Obrigada!

8 de março de 2011

Ser Mulher em África







É difícil ser Mulher em África...

Em África a Mulher tem por obrigação ser tudo.
Desde há longos anos que a mulher africana tem sabido enfrentar com amor e coragem uma luta gigantesca provocada por diversos motivos.

Lutou contra a opressão colonial, contra a fome, a miséria, teve que se deslocar de uma terra para a outra à procura de sobrevivência e por causa das muitas guerras civis.

As mulheres africanas têm lutado incansavelmente para conseguir modificar os errados conceitos da sociedade em relação aos seus direitos. Têm demonstrado uma coragem impressionante e apesar das imensas dificuldades que lhes têm sido apresentadas não perderam a alegria e demonstram uma força inquebrantável para conseguir alcançar a igualdade de direitos e uma sociedade mais justa.

Em países como a Guiné-Bissau, as Mulheres trabalham, sofrem, lutam, sobrevivem, choram, amam, riem, cantam, dançam, lavam, vendem, criam... mas a grande maioria não sabe ler nem escrever.

Uma realidade dura, cruel e assustadora, para nós que temos acesso a quase tudo.

As mulheres guineenses ainda sofrem a excisão, a pobreza e a exclusão.

Mas já são muitas as que se recusam a acreditar que a pobreza e os outros atentados aos Direitos Humanos são inevitáveis nas suas vidas e que tentam transmitir esta ideia e pô-la em prática.

Acredito que meninas como as que conheci no Orfanato Casa Emanuel em Bissau, que têm tido a oportunidade de frequentar a escola e de aprender a ler e a escrever, possam se tornar nas mulheres que um dia vão conseguir devolver a dignidade às suas vidas e que deixarão um legado às gerações futuras.

A todas as Mulheres que seguem o meu blogue, desejo um Feliz Dia Internacional da Mulher!!

"Nha Terra, Na Nô Mundo"



É já no próximo dia 11 de Março que vai inaugurar nos antigos Paços do Conselho a exposição Meu País, Nosso Mundo.

Esta mostra que estará patente ao público de 11 a 18 de Março, entre as 9 e as 17 horas, apresentará artesanato, tecelagem, (panos pente, batiks, panu di terra), fotografias, pinturas e livros de três países lusófonos - Cabo-Verde, Guiné-Bissau e Timor Leste.

Muitos destes objectos estão associados a rituais e eventos festivos, e representam valores históricos, culturais e costumes destes povos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Será projectado um vídeo que procura evidenciar os contextos geográfico e cultural dos três países.

Uma exposição que não quero perder!