3 de julho de 2009

Uma manhã no Bandim














Para quem já esteve em Bissau, o Mercado do Bandim, dispensa qualquer tipo de apresentações...
Trata-se do maior mercado da cidade e arrisco a dizer, do país.
É um labirinto de ruas e ruelas de terra vermelha onde não é difícil nos perdermos.
Um verdadeiro arco-íris de frutas e legumes da terra que partilham as bancadas com produtos libaneses, senegaleses e claro está, chineses também.
Por entre mangus, batata-dos, kadjús, pinhas, bananas, os frutos da kabasera, marakudjás, senoras, sabolas, mankara, rapudjus, djagatús, malgetas e as barakas di karni di kabra (por aqui passava de olhos fechados...), podemos encontrar tecidos de todas as cores e padrões africanos, os chamados "panos" que fazem as delícias dos estrangeiros que vivem no País.
Confesso, que foi por causa destes últimos que me aventurei a passear pelo mercado umas dezenas de vezes.

Vale a pena ir ao Bandim! (garanto que pode ser mais divertido do qualquer shopping do mundo ocidental)

2 comentários:

  1. Cara Joana,

    Ao ver as fotos do Bandim, recordei as belas comidinhas que a Mariama me preparava e as pançadas de ostras em Quinhamel. A propósito de um post anterior, tambem tinha como companheiros de quintal alguns daqueles lagartos amarelos e negros e também nunca me dei ao trabalho de ver a designação cientifica, mas conhecia bem os cinco que partilhavam full time o quintal comigo, de vez em quando aparecia um ou outro forasteiro, mas que não parava muito tempo... Bom já vai longo o comment. Saúde e sorte e como está bom de ver, as suas fotos dão-me saudades de Bissau, por serem descritivas e fácilmente identificáveis por quem já aí habitou.

    rui manuel arruda

    ResponderEliminar
  2. Joana e o mercado peixe do Alto Bandim??

    ResponderEliminar