19 de agosto de 2009

"Coração na Guiné - Expedição 2010"





Quem já foi a África com o objectivo de ajudar, quer tenha sido levando ajuda humanitária, alimentos, medicamentos ou "oferecendo" algum do seu tempo fazendo trabalho voluntário, jamais regressa igual.
É verdade que podemos ajudar quem está mais próximo de nós não sendo obrigatório fazer milhares de quilómetros nem mudar de continente.
Mas também é verdade que não podemos nem devemos virar as costas às crianças de alguns dos países mais pobres do Mundo e que foram colonizados por nós portugueses.
Sinto que temos algum tipo de responsabilidade para com estes povos.
Acredito que a maioria das pessoas não tenha tempo, disponibilidade financeira nem motivação para ajudar um povo que não conhece e com quem não tem qualquer tipo de ligação sentimental mas também acredito que se a maioria das pessoas tivesse uma experiência, por muito pequena que esta fosse, num destes países e um contacto directo com as crianças e jovens que neles vivem, com todo o tipo de carências, jamais ficariam de braços cruzados.
Quanto a mim, as experiências que tive em África, alteraram por completo as minhas prioridades.
Depois de mais de dois meses e meio a viver e conviver com crianças órfãs, doentes e portadoras de deficiências, pude constatar que mais de metade dos problemas que achamos ter nas nossas vidas são criados por nós e de fácil resolução.
As crianças da Guiné ensinaram-me a relativizar os problemas e a sorrir perante as dificuldades.
Tal como escreveu Antoine de Saint-Exupéry em "O Princepezinho", um livro com o qual tive contacto ainda na minha infância: "Ficas para sempre responsável por aquele que cativaste".
Jamais esquecerei as crianças do orfanato e sinto que tenho alguma responsabilidade em manter os seus sorrisos.
"Coração na Guiné - Expedição 2010" é o novo projecto que nasceu para dar continuidade à campanha "Coração na Guiné", que terminamos em Julho deste ano com enorme sucesso, e mais uma vez tem como missão ajudar as crianças da Guiné-Bissau.
Um projecto que tem como principal objectivo o envio de material médico e hospitalar para o orfanato e para outras instituições do género e que desta vez tem uma componente de aventura.
Três motas e um jipe irão fazer o percurso entre Reguengos de Monsaraz e Bissau e partilhar com todos os interessados um diário de bordo no site e blogue oficiais e num programa diário num dos canais da RTP.
Outubro de 2010 é a data prevista para a partida e ainda há muito trabalho pela frente.
Qualquer tipo de ajuda será sempre bem-vinda!
Vou dando notícias..

1 comentário:

  1. Parabéns á nossa repórter de serviço, porque sabe como ninguém o valor do que iremos levar na nossa bagagem e os sorrisos sem cor que iremos trazer nas nossas memorias,

    Mais informação em:
    www.coracaonaguine.com

    Ju
    Faz

    ResponderEliminar