2 de setembro de 2009

Sorrisos e saudades...

o sorriso meigo da Fatumata

Um sorriso contagiante

o sorriso maroto do Eduardo

Djenabo, a nossa cozinheira sorridente

Esther e o seu sorriso ternurento

Amadu Mané sempre muito carinhoso

Elieth, uma menina com veia artística

num momento de descontração com a Ananoti e o David
Filipe, o mais meiguinho de todos eles
os gémeos mais fofos, Ruben, Talita, Rebeca e Hadassa
Ananoti e o seu sorriso delicioso
Rebeca e Samuel, carinho entre irmãos
o sorriso mais bonito da Guiné, o da Hadassa

os sorrisos malandros do Domingos e do Gabriel

a minha amiga Elieth que muitas vezes me fez sorrir

Cumba, a menina mais doce do orfanato
o sorriso rasgado da Rute e o mimo da Ananoti

a princesinha Madona com o seu sorriso tímido

Milagre e Esther, duas meninas sorridentes

e o lindo sorriso da Carol...
Já passaram dois meses desde que cheguei da Guiné-Bissau.
São quase 60 dias os que passaram desde o meu regresso e posso dizer-vos que em todos eles me lembrei dos sorrisos das crianças do orfanato Casa Emanuel.
Durante dois meses e meio os sorrisos que trocamos foram muitos.
Na minha bagagem trouxe centenas deles e no meu coração vão ficar gravados para sempre.
Sorrisos contagiantes que deixaram saudades.
Partilho aqui mais alguns...

4 comentários:

  1. São estes sorrisos que nos levam a derrubar as barreiras da indiferença a torna-los mais coloridos e expressivos.

    www.coracaonaguine.com

    Ju
    fas

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana,
    descobri hoje os teus "sorrisos sem cor" e fiquei preso a eles tal como há 40 anos atrás.
    Podes vê-los aqui em:
    http://entrefogocruzado.wordpress.com/miudos/
    Sempre que os recordo sou trespassado pela alegria que transmitiam mas, agora, pela amargura de imaginar qual terá sido o seu destino.
    Tomei a iniciativa de colocar nele um link para o teu blog.

    Aproveito para te dar a conhecer o outro meu foto-blog onde eventualmente irás encontrar locais teus conhecidos, aqui:
    http://rumoafulacunda.wordpress.com/

    Bem haja pelo teu trabalho.
    Um beijinho
    Henrique

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que podem sorrir e fazer sorrir. Ao desfolhar estas paginas fiquei comovido de saudade e estar longe de tocar essa gente humilde e fraterna. Merecem!
    Voltarei para mais uma lágrima.
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Manuel Luis.
    Volte sempre!!!
    Bj

    ResponderEliminar