16 de junho de 2009

Guiné misti Paz








Esta semana, nas aulas de arte, começamos a fazer os trabalhos para a festa de final de aulas.
O tema que escolhemos foi a Paz.
Vamos dar as mãos pela Paz!
Um tema que neste momento e na situação de insegurança em que este país se encontra faz todo o sentido abordar e que acabou por contagiar e deixar entusiasmadas todas as crianças da escola.

No próximo sábado, vamos expôr os trabalhos dos alunos e convidar os adultos a deixar escrita na parede do ginásio a sua mensagem de paz.

Sol mansi na Africa



















Começaram as primeiras chuvas tropicais e com elas mais alguns animais vieram juntar-se a nós neste pequeno jardim africano. Para além dos cajueiros e das mangueiras também habitam neste oásis diversas espécies trazidas da Costa Rica e que aqui encontraram todas as condições necessárias à sua sobrevivência. Nesta época do ano os cajus começam a cair de maduros e as crianças passam o dia a comê-los. Dizem que são muito docinhos... mas eu prefiro a castanha. Estas árvores são também o habitat de diversas espécies de lagartos de vários tamanhos, cores e feitios. Os mais comuns são os azuis de cabeça amarela. (desculpem a minha ignorância mas ainda não descobri qual o seu nome científico) Quem também resolveu dar o ar da sua graça nestes dias mais húmidos foram os sapos que passam agora as noites a darem-nos música. Já para não falar nas cobras que resolvem aparecer quando menos esperamos...

8 de junho de 2009

A riqueza da diferença!


É verdade que estamos juntos pela mesma causa e que partilhamos interesses comuns mas também é verdade que aqui na Casa Emanuel pertencemos todos a realidades bastantes distintas.
Todos os dias aqui no orfanato falamos diversas línguas. Desde o português de Portugal (eu e Ana), o português do Brasil (Rose, Bene, Geanne, Henrique e Carlos), o espanhol da Costa Rica (Isabel e Eugénia), ao inglês dos E.U.A. (Maritza) e de Inglaterra (Roy). Não esquecendo o crioulo, que é a língua mais falada pela maioria das crianças e dos trabalhadores e professores da Casa Emanuel e de todos os idiomas falados pelos voluntários e missionários que por aqui vão passando.
Sem dúvida uma diversidade cultural e linguística que nos enriquece a todos. São muitas as refeições em que "discutimos" quais os costumes dos nossos países, os pratos típicos das regiões de onde somos naturais, as suas atracções turísticas e todas as coisas menos positivas que gostaríamos de mudar.
É muito bom sentir como todos, sem excepção, nos adaptamos às diferenças culturais uns dos outros e tiramos delas o melhor partido. Tanta diversidade linguística origina também situações caricatas, como as conversas em que sai um português misturado com inglês e crioulo e que resulta em algo muito pouco decifrável!


5 de junho de 2009

Dia Mundial da Criança em festa





























Hoje o dia começou bem cedo e a animação já era muita.
Entre jogos, música, dança, comida tradicional africana e as actividades desportivas no ginásio, muita coisa aconteceu e pôde-se sentir uma espécie de Natal fora de época.
Desde ontem que começaram os preparativos para fazer o Caldo de Chabéu, um prato africano que é feito a partir de pequenas sementes vermelhas, os frutos da palmeira, que mesmo antes de serem cozinhadas fazem as delícias de todos. (Isto para além de tingirem tudo de amarelo e laranja o que também é uma diversão.)
Foi bom ver os sorrisos das crianças da escola e do orfanato, que no final da festa receberam um saco de brinquedos.
Para a maioria destas crianças este será o único dia de festa que terão ao longo do ano. Algumas delas nunca tiveram um único brinquedo...
E no meio de toda esta agitação recebemos uma visita muito especial aqui no orfanato.
A Catarina Furtado veio passar a tarde connosco e encantou toda a gente.
Mais um dia que vai ficar bem guardado nas nossas memórias!