Esta escola, que como o próprio nome diz pertence ao orfanato, não só recebe as crianças que nele vivem mas também mais de 300 crianças dos bairros existentes à sua volta.
Crianças do Bairro de Afia, do Bairro Militar e de muitos outros, fazem quilómetros a pé, por estradas de terra vermelha e buracos, debaixo de um sol intenso ou de uma chuva imensa, só para poderem ir à escola.
Aqui elas têm a oportunidade de aprender, brincar e também de se alimentar.
Para muitas destas crianças a refeição de arroz com feijão que a escola lhes dá é a única que vão poder comer durante todo o dia.
Nas suas casas os alimentos escasseiam e por isso elas apenas contam com esta ajuda preciosa da escola.
A escola é sinónimo de alegria, esperança, conforto...
Os seus grandes portões vermelhos fazem bem a separação dos dois "mundos". A dura realidade lá de fora e a que se encontra ao atravessarmos para o lado de dentro.
Graças às muitas ajudas da comunidade internacional este é hoje em dia um local lindo para se estudar.
Por entre as muitas árvores e jardins, as pinturas africanas nas suas paredes tornam este local num cantinho mágico cheio de cor. As salas já vão tendo janelas, mesas e cadeiras, a sala de música já tem mais instrumentos e até alguns computadores já funcionam graças aos geradores.
Eu tive o grande privilégio de lá dar aulas durante quase 3 meses.
Passaram por mim centenas de crianças, com diferentes histórias de vida, com doenças complicadas, algumas orfãs de mãe ou de pai, mas todas com um sorriso marcante e inesquecível.
Recordo todas, uma por uma sem excepção e dou graças a Deus por terem a oportunidade de pisar o chão desta escola cheia de gente maravilhosa.
Olá Joana! Comecei a seguir o teu blog à pouco tempo. Mas já me apaixonei pelas histórias que contas aqui.
ResponderEliminarProcurei o teu email mas não o encontrei por aqui.
Como conseguiste fazer voluntariado? É um experiência que aconselhas? Gostava de saber um pouco mais. Beijinhos e Obrigada.
Obrigado por partilhares esses momentos todos vividos, obrigado por me apresentares a pessoas especiais (ONG Coração sem Fronteiras) espero em breve e ctg dar o meu contributo neste Orfanato tão especial.
ResponderEliminarOlá! Obrigada pelas tuas palavras e por seguires o meu blog! Os meses de voluntariado mudaram a minha maneira de pensar, de viver e de coexistir com quem me rodeia por isso se te aconselho? Sim!! Foi sem dúvida umas das melhores experiências da minha vida. No meu caso fui por conta própria e um pouco à aventura mas existem várias ONG's com projectos de voluntariado como é o caso da Helpo que faz um trabalho fantástico em Moçambique. http://www.helpo.pt/
ResponderEliminarBeijinhos
João obrigada por acreditares nesta causa desde o 1º dia que a partilhei contigo e obrigada também por contribuires de diferentes maneiras para melhorar a vida destas crianças que ainda não conheces.
ResponderEliminarSim, ainda, porque acredito que um dia iremos entrar pelos portões vermelhos do orfanato e que todas aquelas crianças se vão apaixonar por ti e pela tua música!
Bem hajas!!!