10 de outubro de 2014

De volta a "casa"...



São muitas as crianças que depois de abandonadas pelas famílias, muitos anos depois, são obrigadas a regressar a casa. Um local onde já não pertencem, que nada lhes diz e que um dia, quase à nascença, lhes foi negado.
Na Guiné-Bissau existe uma enorme taxa de abandono de bebés.
As mães, ainda crianças quando dão à luz, acabam por morrer nos partos e as famílias acreditam que os recém nascidos carregam consigo a maldição de um Irã (espírito mau).
Muitas delas são deixadas no mato ou na praia, literalmente a morrer. Muitas outras são entregues no orfanato Casa Emanuel. Um "oásis" no meio de tanta desumanidade. Um cantinho muito especial onde vivi quase 3 meses e que ao longo dos últimos 6 anos tenho partilhado aqui no meu blogue.
Pois esses meninos e meninas aqui vão crescendo, estudando e aprendendo a ser uma família, diferente sim, mas onde não falta amor. 
A missão deste orfanato é proporcionar-lhes uma vida digna, amor, acesso à educação, uma alimentação saudável, cuidados médicos e quem sabe um futuro diferente no seio de uma família, através da adopção.
Enquanto isso não acontece o papel dos padrinhos à distância vai sendo crucial e essencial. As crianças sentem-se assim acarinhadas e o orfanato recebe a ajuda financeira de que tanto necessita.
O problema surge mais tarde... quando os pais ou outros familiares resolvem aparecer e retirar abruptamente as crianças do orfanato e levá-las consigo para uma casa que nunca lhes pertenceu.
Tenho em mim a convicção de que o interesse destes é pô-las a trabalhar para eles e não, devolver-lhes a dignidade e o amor.
Isto acontece pois o orfanato legalmente não tem o poder total sobre as suas vidas e por isso não consegue impedir que tal aconteça.
Hoje foi um dia triste. 
Soube que o meu querido amigo Fundam, um menino super meigo, sorridente, com uma veia artística fora do comum, foi levado para a aldeia dele. Foi retirado da família que o acolheu de pequenino, quando os seus não o queriam.

Sem comentários:

Enviar um comentário