24 de março de 2009

E por falar em livros...


Tenho saboreado cada momento deste projecto, cada pessoa que conheci e que de alguma forma se envolveu nele, cada donativo que foi feito, cada porta que se fechou, as muitas portas que se abriram, os sorrisos de quem teve o prazer de conseguir juntar algumas caixas de livros, todos os silêncios de quem não se deixou tocar por esta causa, todas as vozes que quiseram gritar em alto e bom som que é urgente ajudar estas crianças...


Junto agora as peças do puzzle e percebo que cada uma delas serviu-me de inspiração para que a minha vontade de abraçar este "Coração na Guiné" fosse cada vez maior.


Duas dessas peças são dois autores e os seus respectivos livros. A minha querida Tia-avó Maria Rita Valente Perfeito, que generosamente dedicou parte da sua vida aos leprosos da Namaíta em Moçambique e o escritor angolano José Eduardo Agualusa, que por diversas vezes me levou até África através dos seus "deliciosos" romances.


Duas peças que completam este puzzle: "A Aldeia da Esperança" e "As Mulheres do Meu Pai".

1 comentário:

  1. Os livros e as palavras são peças indissociáveis das nossas vidas.
    Com elas, inspiramos-nos, sentimos o aroma, saltamos do nosso canto, alcançamos o além, concretizamos os nossos sonhos...
    Foi com elas que foi construído este sonho, de levar um futuro mais risonho àquelas crianças e a outras, que infelizmente irão chegar àquela casa. Sem dúvida um oásis, um porto de abrigo e de acolhimento que lhes dá sentido à vida futura, lhes dá amor e carinho e os prepara para os desafios que irão encontrar pela frente. Nada disto seria possível se não tivesse o apoio de inúmeras pessoas que se solidarizaram com esta missão, desde a criança que me entregou o seu lápis ao empresário que deu 2000kg de farinha que dará para fazer pão durante 6 meses naquela instituição. Todos eles foram importantes neste gesto.

    Parabéns Joana, pela contribuição activa na divulgação desta causa, desta forma, associando os sorrisos que não têm cor num mundo cada vez mais separatista e distante da realidade.

    "Tenha sempre bons pensamentos
    porque os seus pensamentos se transformam em suas palavras
    Tenha boas palavras
    porque as suas palavras se transformam em suas acções
    Tenha boas acções
    porque as suas acções se transformam em seus hábitos.
    Tenha bons hábitos
    porque os seus hábitos se transformam em seus valores
    Tenha bons valores
    porque os seu valores se transformam no seu próprio destino."

    Mahatma Ghandi

    Obrigado!

    Joel Fonseca

    ResponderEliminar