4 de novembro de 2009

Nascer Mulher em África...


"É difícil ser Mulher em África...
Em África a Mulher tem por obrigação ser tudo.
Ontem, menina sem infância, trabalhando mal começa a andar.
Hoje, símbolo da resignação, mão estendida à caridade do mundo.
Se sofre, se teima, se aguarda, é porque se sente, ela própria, como o único arrimo dos seus, como filha da desgraça, como esposa do desamor, mas sempre e principalmente, como Mãe da continuidade e da esperança."
Desde há longos anos que a mulher africana tem sabido enfrentar com amor e coragem uma luta gigantesca provocada por diversos motivos.
Lutou contra a opressão colonial, contra a fome, a miséria, teve que se deslocar de uma terra para a outra à procura de sobrevivência e por causa das muitas guerras civis.
As mulheres africanas têm lutado incansavelmente para conseguir modificar os errados conceitos da sociedade em relação aos seus direitos. Têm demonstrado uma coragem impressionante e apesar das imensas dificuldades que lhes têm sido apresentadas não perderam a alegria e demonstram uma força inquebrantável para conseguir alcançar a igualdade de direitos e uma sociedade mais justa.

2 comentários:

  1. Olá Joana,
    Quando descobri o blog, nem queria acreditar. Um dos meus sonhos é fazer voluntariado em Africa.. Ainda não o fiz, porque não tive ainda condições financeiras para tal (muitas despesas cá), mas vou fazê-lo sem dúvida nem que seja em férias voluntárias.

    Obrigada por partilhar esta experiência maravilhosa que vou seguir atentamente!

    Espero também por uma visita em http://anjosdechocolate.blogspot.com/

    Bjs,
    Raquel

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana,

    Simplesmente adorei ler o teu blogue. Descobri-o por acaso e fiquei deliciada com os sentimentos que transmites na escrita. como conseguiste ir para Africa e fazer voluntariado?
    Gostava imenso de saber? Necessitaste de juntar uma grande quantia monetária?
    beijinhos
    Andreia

    ResponderEliminar