4 de janeiro de 2010

Esther e Ananoti, dois sorrisos que nunca irei esquecer...




Estes foram sem dúvida dois dos sorrisos que mais me marcaram.
Sorrisos sinceros, doces e ao mesmo tempo malandros.
Elas são duas das meninas que vivem no orfanato Casa Emanuel mas em realidades um pouco diferentes.
A Esther vive juntamente com os seus irmãos, ou seja, com todas as outras crianças órfãs e a Ananoti vive com a sua mãe, uma mãe de coração, a missionária Eugénia que a adoptou quando esta ainda era pequenina.
A Esther é claramente a "miss simpatia", sempre com um sorriso rasgado e pronta para pregar umas partidas e fazer das suas.
A Ananoti com a sua hiperactividade e algumas birras à mistura é tão meiga que basta lhe dar colo que parece derreter-se que nem manteiga...
Mas estes rostos sorridentes escondem histórias tristes e passados complicados e por isso alguns dos seus comportamentos que a princípio me pareciam inaceitáveis desde logo passei a compreender melhor.
Elas são apenas crianças que reflectem nos seus comportamentos o comportamento dos adultos.
E é por este motivo que no fundo do meu coração resta-me um pouco de esperança em relação aos seus futuros pois sei que na instituição onde vivem estão rodeadas de adultos que diariamente lutam para lhes transmitir valores, para lhes dar amor e para lhes proporcionar a melhor educação possível dentro da realidade em que vivem.

Sem comentários:

Enviar um comentário