Foi através da minha amiga Clara H. que tive conhecimento da existência de uma escola para meninos e meninas invisuais na Guiné-Bissau.
Nesta escola de nome Bengala Branca todo o trabalho que fazem é de uma entrega e dedicação incríveis apesar das muitas dificuldades que atravessam no seu dia-a-dia.
Para além de todas as carências que estas crianças têm e que é generalizada por todo o país, existe ainda uma enorme barreira à sua aprendizagem: faltam os livros em Braille e os brinquedos especiais tais como as bolas de futebol com guizos para que as crianças saibam em que direcção está a ir a bola e possam assim brincar como todas as outras.
Conhecendo bem esta realidade a Clara, como voluntária da Humanitárius, resolveu associar-se a esta causa e está a angariar brinquedos e livros em Braille para que estas crianças possam brincar em segurança, aprendam a ler e para que tenham um futuro mais risonho.
O "Livro Negro das Cores" é um exemplo de um mimo que lhes podemos enviar.
Uma ideia fantástica, de uma enorme sensibilidade e imensa criatividade.
Um livro para quem vê e para quem não vê, um livro negro mas onde a cor é rainha.
"Preta é a cor dominante da obra, apenas as palavras se escrevem a branco. As ilustrações são em relevo (verniz negro) para que se sinta através do tacto cada uma das cores descritas. Desenhos elegantes e delicados. Nas páginas ímpares, na parte superior, reproduz-se o texto em Braille."
Para saberem como fazer chegar estes livros às crianças da Bengala Branca deixo aqui o contacto da Clara - clarahugman@gmail.com
MIL obrigadas JOANA!!!!!!Pela Divulgação.
ResponderEliminarE a todos os que quiserem ajudar.
Ainda estou a receber instrumentos musicais para a formação da Escola de Musica destes mininos, mininas ...tenho pouquinhos instrumentos.
Mil beijinhos, Clara
Sim...Estou aqui e a sorrir:) E o teu livro? Obrigada...Lenita
ResponderEliminar