26 de janeiro de 2010

"O Livro Negro das Cores"



Foi através da minha amiga Clara H. que tive conhecimento da existência de uma escola para meninos e meninas invisuais na Guiné-Bissau.
Nesta escola de nome Bengala Branca todo o trabalho que fazem é de uma entrega e dedicação incríveis apesar das muitas dificuldades que atravessam no seu dia-a-dia.
Para além de todas as carências que estas crianças têm e que é generalizada por todo o país, existe ainda uma enorme barreira à sua aprendizagem: faltam os livros em Braille e os brinquedos especiais tais como as bolas de futebol com guizos para que as crianças saibam em que direcção está a ir a bola e possam assim brincar como todas as outras.
Conhecendo bem esta realidade a Clara, como voluntária da Humanitárius, resolveu associar-se a esta causa e está a angariar brinquedos e livros em Braille para que estas crianças possam brincar em segurança, aprendam a ler e para que tenham um futuro mais risonho.
O "Livro Negro das Cores" é um exemplo de um mimo que lhes podemos enviar.
Uma ideia fantástica, de uma enorme sensibilidade e imensa criatividade.
Um livro para quem vê e para quem não vê, um livro negro mas onde a cor é rainha.

"Preta é a cor dominante da obra, apenas as palavras se escrevem a branco. As ilustrações são em relevo (verniz negro) para que se sinta através do tacto cada uma das cores descritas. Desenhos elegantes e delicados. Nas páginas ímpares, na parte superior, reproduz-se o texto em Braille."

Para saberem como fazer chegar estes livros às crianças da Bengala Branca deixo aqui o contacto da Clara - clarahugman@gmail.com



2 comentários:

  1. MIL obrigadas JOANA!!!!!!Pela Divulgação.
    E a todos os que quiserem ajudar.

    Ainda estou a receber instrumentos musicais para a formação da Escola de Musica destes mininos, mininas ...tenho pouquinhos instrumentos.

    Mil beijinhos, Clara

    ResponderEliminar
  2. Sim...Estou aqui e a sorrir:) E o teu livro? Obrigada...Lenita

    ResponderEliminar