1 de fevereiro de 2010

Rosas e reis por um dia...




Foi com grande orgulho e com muito prazer que pude participar e assitir à festa de final de ano lectivo da Escola Comunitária Emanuel em Bissau.
Uma das minhas funções nesta escola era a de coordenar as aulas de artes e de trabalhos manuais.
Em conjunto com alguns dos professores da escola primária criei ateliers onde as crianças e os próprios professores puderam dar asas à sua imaginação.
É sabido que os africanos são muito criativos e que têm uma grande sensibilidade e veia artística mas normalmente não podem pô-las em prática pois falta-lhes a matéria-prima...
Desta vez esse problema não se pôs pois no seguimento da campanha de ajuda humanitária que levamos a cabo ainda em Portugal pudemos levar muito do material necessário.
Para além das cartolinas, marcadores, tintas, tesouras, colas, etc. levei também na minha bagagem uma enorme vontade de ajudar e de contribuir para que todas as crianças daquela escola tivessem acesso ao mesmo tipo de aulas que as nossas crianças têm cá.
E foi numa destas aulas que tivemos a ideia de fazer um pequeno teatro onde os mais pequeninos pudessem ser rosas e reis por um dia...
Lembro-me como se fosse hoje de estar sentada no chão da nossa sala de aulas (por ser mais fresco) numa manhã quente e húmida em que a temperatura rondava os 40 graus e de, com a ajuda de muitas mãozinhas irrequietas, ir transformando as cartolinas que tinha comprado no Porto em coloridas máscaras e coroas para as nossas flores e os nossos reis usarem na festa de final de ano.
São estes momentos que sei que vou guardar para sempre na minha memória e no meu coração.

1 comentário:

  1. Acho linda, a tua dedicação a este projecto.... assim como acho este blog uma maravilha. Era preciso mais pessoas bonitas como tu! :)
    Obrigada pelo convite para ver o blog. Adorei e virei cá mais vezes, saber das novidades. :)

    ResponderEliminar