7 de fevereiro de 2014

Bissau=calor+saudades+amor













5 anos depois, aterro finalmente em Bissau!!
A viagem foi longa, com passagem por Dakar, mas a vontade era tanta que as dezenas de horas passadas num sofá da sala do aeroporto africano, a que chamaram de lounge, pouco custaram a passar. 
Desta vez cheguei de dia e num avião mais pequeno e por isso pude usufruir de uma vista maravilhosa ao sobrevoar bem baixinho o país que tantas saudades me deixara.
Chegada à Guiné, senti de imediato o cheiro da terra vermelha e o calor que teima em colar-se ao nosso corpo.
Minutos depois os gigantes portões de ferro vermelhos abriam-se à minha frente e tive a certeza de que era aqui que queria estar.
O Orfanato Casa Emanuel, tinha sido a minha morada por uns meses e mais uma vez me senti em casa.
Os momentos seguintes foram para "matar" saudades de todas as crianças que agora estão bem mais crescidas, de abraçar amigos, de trocar afectos e de rever muitos sorrisos.
A Casa Emanuel tem neste momento mais umas dezenas de bebés e crianças, para além das mais de 100 que eu já conhecia.
Graças à ajuda de vários países, pessoas e entidades, um outro orfanato foi construído para poder albergar todos os rapazes mais velhos que já mal tinham espaço para crescer.
No orfanato principal vivem agora os bebés, as crianças mais pequeninas e todas as raparigas até aos 18 anos.
Dois espaços maravilhosos, que apesar das dificuldades, carências e privações, e de não serem propriamente lugares onde as crianças devam estar, são um oásis no meio de um país tão pobre e instável.

3 comentários:

  1. Olá Joana!
    Fico contente por a viagem ter corrido bem e de já estar perto das crianças.
    Se encontrar por aí o Ussumane Seide, de-lhe um enorme abraço e muitos beijinhos por mim!
    Um abraço grande para a Joana, para as crianças e toda a equipa da casa Emanuel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Estive com o Ussumane, sim, e tenho fotografias.
      Vou procurar e depois partilho aqui no blogue.
      Beijinhos

      Eliminar