11 de fevereiro de 2012

Tinga Tinga, Contos de África





Estes são os contos, que a meu ver, melhor transportam os mais pequeninos para a verdadeira magia de África.
As suas cores, músicas e animais fazem-nos viajar até um mundo colorido e cheio de sorrisos.
Apesar de todas as dificuldades que as crianças da Guiné-Bissau têm de ultrapassar diariamente nas suas vidas é assim que as vejo e imagino: alegres, a sorrir, a dançar e cheias de esperança.
Adorava poder enviar-lhes este miminho, os contos Tinga Tinga!


Os seus contos, desenhos e personagens são inspirados nas tradicionais fábulas africanas e na arte Tingatinga da Tanzânia.
O pioneiro desta forma de arte foi Edward Saïd Tingatinga, da tribo Makua. Este estilo de pinturas coloridas sobre a natureza, os animais e a vida da Tanzânia é chamado de Arte Tingatinga em homenagem a Saïd.
Nascido em Mindu ao sul da Tanzânia, este talentoso artista de pouca cultura, obteve sucesso por criar um tipo de pintura diferente. Deixou a sua cidade para procurar trabalho e enquanto isso pintava algumas telas que eram compradas por turistas europeus.
Inspirado pela pintura de murais tanzanianos, criou nos anos 60 uma forma de arte popular, usando temas simples mas com mensagens muito fortes.
Saïd fundou a Escola de Arte Folclórica da Tanzânia mas morreu muito jovem, com apenas 35 anos. Após a sua morte, muitos artistas deram continuidade ao seu estilo.
Estas são algumas dessas pinturas.




1 comentário: